30 agosto 2015

▲ REFLEXÕES SOBRE O TEXTO: QUANDO O IDEAL SUPERA AS ADVERSIDADES: UM EXEMPLO A (NÃO) SER SEGUIDO

Por Bianca S. Bonfim

Este décimo primeiro capítulo "Quando o ideal supera as adversidades: um exemplo a (não) ser seguido" escrito pelo organizador do livro "Inglês em escolas públicas não funciona: Um questão, múltiplos olhares" (2011) trata da possibilidade ou impossibilidade de os alunos aprenderem inglês em escolas públicas e regulares.
O modo como é tratado o assunto é interessante, pois fala que existem diversos estudos em cerca de descobrir se é possível ou não aprender inglês nas escolas públicas. A maioria dos brasileiros acredita que não é possível aprender inglês em escolas públicas, somente nos cursinhos.
O capítulo trata muito sobre a narrativa 14, que traz aquele aluno de ensino público, que quando ingressa na escola tem ansiedade e vontade de aprender. Mas, que quando se iniciam as aulas, tem suas expectativas frustradas. E é, às vezes, uma realidade dos brasileiros.
 E isso não deveria acontecer, pois os alunos, independente de idade, classe social, sempre podem dar mais, quando são incentivados a isso. Mas os alunos são levados a acreditar e aceitar que não irão aprender uma língua estrangeira, porque a escola não lhes proporcionou tal contato
Ao final, o autor demonstra que é totalmente contra a ideia de que os brasileiros não são capazes de aprender uma língua estrangeira. Mostra algumas ideias para que os professores tenham melhores condições ao ensinar seus alunos, tenham mais ânimo para ensinar.
É possível, sim, ensinar inglês em escolas públicas e regulares. Pois os alunos não estão em uma realidade tão distante dessa língua. Ouvem músicas em inglês, veem palavras por todos os lados nessa língua.
Os professores devem acreditar mais em seus alunos. Pois os alunos quando incentivados, podem ir muito longe, e podem aprender ali mesmo a língua estrangeira, sem precisar ir para cursinhos de inglês particulares.
Esse capítulo mostra aos professores, tanto já formados quanto os em formação, que não se deve desanimar nunca, não se deve desistir nunca de tentar ensinar línguas estrangeiras em escolas públicas. Que os alunos são capazes, que eles sempre podem dar mais quando incentivados, e que nunca se deve desacreditar do potencial de seus alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário