19 maio 2014

▲ JOIN THE DOTS

Por Beatriz Scheiffer

"Join the Dots" é um ditado dos números que formam uma figura, popularmente conhecido por liga-pontos.

Tipo e nível da atividade:
É uma atividade de liga pontos/números para formar uma figura em particular, os números dispostos no papel vão de 1 a 100, e fora de sequência, para que deste modo o aluno ouça a sequência de números ditados na ordem certa para forma a imagem corretamente.
O nível de dificuldade da atividade é médio, pois envolve os números de 1 a 100, podendo ser aplicado nas turmas de 6° a 9° ano do ensino fundamental.

Vocabulário essencial: 
Os números de 1 a 100.

Como usar a atividade/jogo:
O(A) professor(a) após entregar a folha com o pontilhado que determina o contorno da figura, além de pontos/números extras eu vão demandar a atençãodos alunos, deve ditar os números na ordem correta para completar o contorno da imagem. Se algum aluno se precipitar e tentar completar a atividade antes, seguindo os números na ordem comum de 1 a 100, não conseguirá realizar o desenho. Ao fim da atividade, deve-se ter uma Rena, sendo então uma atividade voltada para a época do Natal.

Atividade seguinte:
O(A) professor(a) pode tanto passar a ordem correta no quadro, para os alunos corrigirem seu exercício, ou pode pedir que algum aluno os escreva no quadro para que os alunos confiram quais números foram ditados, em caso de confusão.

Avaliação:
Checar se o desenho obtido pelo aluno foi aquele proposto (uma Rena no caso da atividade utilizada), e se os desenhos ficaram iguais, e se caso algum destoou, porque tal aluno não compreendeu o “dictation”.

Dictation – Join the dots/numbers
Nível – Médio.

É uma atividade oral, apropriada para alunos de ensino fundamental II, de 6° a 8° ano, que tenham conhecimento dos números de 1 a 100. Este jogo é designado para a prática da compreensão oral dos números.


Materiais Necessários: folha com os pontos/números para ligar.     
Objetivo do jogo
: Compreender os números ditados.



        A seguir, a atividade usada pela Professora Coordenadora Thaísa com os Pibidianos durante a reunião, para introduzir o exercício.




         
IMAGEM RETIRADA DA REVISTA: FORUM MAGAZINE (DATA DESCONHECIDA)