05 maio 2014

▲ WORKSHOP PARANAENSE SOBRE MAPAS CONCEITUAIS

Por Lucimara Sumikawa

O Workshop foi promovido pelo Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As palestras foram ministradas no Auditório da Reitoria – Centro. 

Aconteceram em três etapas; sendo 29 de março, 05 de abril e 12 de abril.

              No dia 29 de março, a primeira palestra foi com o Prof. Dr. Marco Antonio Moreira (UFRGS), tema Mapas Conceituais e Mapas Mentais, ele comentou a diferença de ambos. Mapa Mental é livre e subjetivo, já o Mapa Conceitual respeita as hierarquias e é objetivo. No período vespertino, ocorreu a segunda palestra, com o Prof. Dr. Carlos Alberto dos Santos (UNILA), tema Mapas Conceituais: de Novak e Moreira a Tim Berner-LEE, passando por EMD, esse palestrante ensinou como fazer um mapa conceitual, primeiramente determinar o foco, posteriormente elaborar expressões conceituais, marcar e ordenar pela importância, produzir o mapa e interpretá-lo.  A terceira palestra desse dia, proferida pela Profª Dra. Nádia Aparecida de Souza (UEL), tema Mapas Conceituais: da Avaliação à Apropriação de Estratégias de Aprendizagem, ela mencionou as diversas formas de avaliar, podendo ser provas, portfólios e mapas conceituais. Porém o mapa conceitual possibilita a avaliação formativa, contribuindo para a evolução do aluno na apropriação de conhecimentos.

              Na data 5 de abril, iniciou-se com os minicursos: Mapas Conceituais – Parte 1 e 2, o apresentador foi o Prof. Dr. Jeremias Borges da Silva (UEPG), ele relatou a origem e o conceito dos Mapas Conceituais, que foram desenvolvidos a partir das ideias da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, especialmente por Joseph Novak, nos anos 70 e bastante difundida no final dos anos 80. Proposta por Joseph, como uma ferramenta pedagógica com a intenção de avaliar o aluno em relação ao que ele já sabe, a partir das construções conceituais que ele conseguir criar. Após o almoço, ocorreram as oficinas: CMapTools – Usos e Possibilidades – Parte 1 e 2, com o Prof. Dr. Silvio Luis Rutz da Silva (UEPG), esse professor apresentou diversos programas oferecidos na Internet para a produção do Mapa Conceitual, alguns pagos e outros gratuitos. 

              No dia 12 de abril, ocorreu o Relato de Experiência: Emprego de Mapas Conceituais com o Prof. Dr. André Maurício Brinatti (UEPG), mencionou que através dos Mapas pode-se planejar uma tarefa, resumir uma leitura, avaliar o aluno, levantar conhecimentos, representar e interagir ideias, realçar a metacognição. No período da tarde, apresentação dos trabalhos.

 “Mapa Conceitual: contextualiza e ajuda a internalizar conceitos.”