30 agosto 2014

▲ JOGOS E VÍDEOS EDUCACIONAIS

Por Roseane Gonçalves

No dia 23 de Julho de 2014 durante a reunião semanal da Escola Nelson Pereira Jorge, a Pibidiana Roseane Gonçalves fez uma breve apresentação sobre o DVD “Jogos e Vídeos  Educacionais INGLÊS para crianças de 8 a 10 anos”, da Coleção IESDEKIDS – Inteligência Educacional, volume 4 de 6.

O DVD traz 6 temas diferentes para se trabalhar a língua inglesa em sala de aula:
·         Cores
·         Acampamento
·         Família
·         Tempo (clima)
·         Profissões
·         Instrumentos musicais

Todos os temas começam com a apresentação de um curto vídeo que faz uma breve explicação sobre o tema. Em seguida, temos um jogo para que as crianças exercitem o conteúdo que foi trabalhado no vídeo.

       Por exemplo:
Vídeo – Toby (um cachorrinho) leva para o professor de inglês um álbum com fotos de sua família. O professor o ensina como falar em inglês: Mãe, Pai, Avó, Avô, Tio, Sobrinho, etc.
Jogo- No jogo aparece um álbum de família, ao qual nós devemos identificar qual a relação das pessoas que aparecem na foto com o Alberto.
                     



É um excelente material para se usar em sala de aula, tirando a turma da rotina e fazendo um trabalho mais visual e dinâmico.




O DVD custa em torno de R$19,90 e pode ser adquirido nas Livrarias Saraiva Online

29 agosto 2014

▲ VISITA ÀS INSTITUIÇÕES SESI E ESCOLA DESAFIO DE PONTA GROSSA

Por Ramon Scheiffer


Em 15 de Agosto de 2014, os Pibidianos de Inglês e Português da UEPG realizaram uma visita a fim de conhecer as instituições de ensino Serviço Social da Indústria (Sesi) e Escola Desafio e suas metodologias.


Iniciando o passeio pela manhã no SESI, os alunos dos cursos de licenciatura em Letras Português/Inglês da UEPG membros do PIBID assistiram a uma palestra apresentada pelas pedagogas Joselaine Iaros e Franciele Brunoski.
Após um vídeo apresentando a proposta da instituição, deu-se início a uma apresentação de slides com a citação:

“Um princípio de pedagogia, que os homens, sobretudo para aqueles que propõem planos para a arte de educar deveriam ter ante os olhos é: as crianças não devem ser educadas segundo o presente estado da espécie humana, mas segundo um estado melhor, possível no futuro, isto é, segundo a idéia de humanidade e da sua inteira destinação.” (Kant, 1996, p.23)

Dando sequência:
• O Colégio SESI surgiu em 2005 com a implantação da metodologia inovadora “Oficinas de Aprendizagem”.

• Atualmente atende a aproximadamente 14 mil alunos distribuídos em 51 colégios, contando com o Colégio Internacional, da cidade de Curitiba.

Acreditamos:
            Na possibilidade de um mundo mais justo, democrático, solidário, cooperativo e sustentável do ponto de vista das relações humanas e destas com a natureza.

Todo o trabalho está voltado para o desenvolvimento das quadro aprendizagens essenciais para o séc. XXI, anunciadas pela UNESCO (Delors 2001):

            ✓Aprender a conhecer;
            ✓Aprender a fazer;
            ✓Aprender a conviver;
            ✓Aprender a ser.

A educação é vista como um processo de descoberta de potencialidades, de desenvolvimento de habilidades, buscando a excelência, o sucesso, a participação efetiva e a liderança de todos os atores do processo.

As oficinas de aprendizagens
“Portanto, a tarefa não é tanto ver o que ninguém viu ainda, mas pensar o que ninguém ainda pensou sobre aquilo que todo mundo vê.” (Schopenhauer 2010, p. 156-157)
O colégio SESI oferece a seus alunos o que chama de Oficinas de Aprendizagem, focando:
            ✓Aprender a aprender;
            ✓Desafios;
            ✓Pesquisa e resolução de problemas;
            ✓Interseriação;
            ✓Diálogo e trabalho em equipe;
            ✓O pensar e o agir interdisciplinar;
*Os projetos lá realizados são divulgados entre os Colégios SESI, e publicados superficialmente na internet em Páginas de redes sociais.
            Seus eixos norteadores de aprendizagem são:
            ✓Mídia e comunicação;
            ✓Cultura;
            ✓Tecnologia e ciência;
            ✓Identidade;
... entre outros...

As inter e transdisciplinaridades, que servem para contextualizar o que se aprende no Colégio, baseiam-se em pesquisas e preparação dos professores para cada bimestre. Para isso, entendem que o professor necessário é aquele que “Desperta no aluno o interesse pela pesquisa e ação em trabalhos e projetos científicos”, sendo proativo.
            Vantagens de estudar no Colégio SESI:

            ✓Orientação vocacional;
            ✓Orientação profissional;
            ✓Ensino técnico profissionalizante;
            ✓Preparação para o ENEM e vestibulares;
            ✓Desenvolvimento de projetos

            Dentre os mais de 30 projetos em andamento, alguns deles são:

            ✓Casa da Acolhida;
            ✓Eco da Madureira;
            ✓EnContraMão;
            ✓Distribuindo Sorrisos;
            ✓Torneio de robótica;
            ✓Entre pregos e cavacos;
            ✓Pão, qual o seu valor?;
            ✓Bate papo com a indústria;
            ✓Inova SENAI;
            ✓Olimpíada da Literatura;
            ✓Miniempresa;
... etc ...          


Após o fim da apresentação de slides, foi aberta uma seção de perguntas e respostas com os Pibidianos, onde se debateram as qualidades do emprego das metodologias da instituição, como a preparação dos alunos para os ambientes tanto industrial como acadêmico etc. 

Então seguiu-se para a Escola Desafio.
Com uma breve apresentação da história da instituição feita por um dos fundadores (em 1986) Antônio Carlos Pilatti, explicando que a metodologia da escola é baseada no Método de Ensino de Celestin Freinet (com a escola sendo interativa, e fazendo do aluno aquele que é ativo no processo de ensino-apredizagem, e não passivo), mostrando a disposição das carteiras ao redor da sala de aula, afirmando que a Escola Desafio foge à maneira tradicional do ensino, com uma ideologia não-conservadora, também abriu-se um momento para perguntas e respostas com os Acadêmicos de Letras.

Alguns pontos que ainda podem se entender como tradicionais são a interdisciplinaridade da instituição, que é mais voltada a projetos do que para dentro de sala de aula, além de não haver interseriação.

Depois, os bolsistas do PIBID tiveram a oportunidade de explorar o singular âmbito escolar da Escola Desafio, com suas peculiaridades pouco convencionais baseadas em suas ideologias (como a interação do professor e aluno, com carteiras predispostas ao redor da sala), a fim de permitir que seus alunos aprendam em um ambiente diferente do comum. Pôde-se então dar fim à visita.

A atividade desta manhã foi de grande valia, pois permitiu conferir um viés muitas vezes visto como excepcional, mas que também faz parte da realidade de ensino da cidade de Ponta Grossa, e vale à pena ser explorado. 

Conclui-se que o sistema de ensino com o que se pode conferir nas instituições abordadas, em todo seu processo, pode ter muito ainda a aprender e aprimorar com tais meios pouco difundidos, porém com possível grande eficiência e qualidade, de maneira a suprir todas as necessidades de explorar as capacidades cognitivas e intelectuais dos alunos do ensino básico, tão bem quanto qualquer metodologia tradicional.

Pibidianos de Inglês e Português na Escola Desafio, em Ponta Grossa - PR