Por César de Oliveira
No
dia 14 de maio de 2014, foi realizada uma “mini reunião” com os
Pibidianos da Escola Municipal Nelson Pereira Jorge. Durante o encontro, foi
feita a apresentação sobre os “Language Chunks”.
E o que são os “Chunks”?
“Chunk” é aquele pedaço da frase
que não muda nunca, que pode ser uma matriz para poder falar várias coisas.
Qualquer conjunto de duas palavras ou mais, que possui um significado próprio e
só pode ser interpretado em conjunto é um “Chunk”.
Essas palavras não são formadas e nem mesmo processadas palavra por
palavra. Elas são armazenadas e puxadas da memória como se fosse um conjunto.
Os “Chunks” também se referem ao vocabulário. Podemos dizer que de um lado
temos as palavras isoladas e de outro os “Chunks”. Porém, não se trata de listas de palavras isoladas.
Trata-se de frases
prontas ou sentenças
comuns em certas situações.“Chunks” são expressões que não se
alteram, e podem ser também o “esqueleto” para formar novas frases.
A seguir, alguns exemplos de
“Chunks”:
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Do you have any doubt?
How do you spell ____?
Slow down, please!
Can you repeat that again, please?
How do you say ____ in English?
Can I borrow your ____?
What is it?
Can/May I go to the toilet?
Have you finished?
And don’t forget ____
Woops, I think I forgot!
Sorry, I don’t get it!
Can you do me a favor?
Good work!
I’m sorry, I’m late!
God Bless you!
Time is over!
What day is today?
Thank You!
You’re welcome!
Acredita-se que os alunos desenvolvem-se
mais rapidamente, ou seja, adquirem fluência, quando são expostos à esse tipo
de abordagem.