16 maio 2014

▲ CHUNKS

Por César de Oliveira

No dia 14 de maio de 2014, foi realizada uma “mini reunião” com os Pibidianos da Escola Municipal Nelson Pereira Jorge. Durante o encontro, foi feita a apresentação sobre os “Language Chunks”. 

E o que são os “Chunks”?

“Chunk” é aquele pedaço da frase que não muda nunca, que pode ser uma matriz para poder falar várias coisas. Qualquer conjunto de duas palavras ou mais, que possui um significado próprio e só pode ser interpretado em conjunto é um “Chunk”
Essas palavras não são formadas e nem mesmo processadas palavra por palavra. Elas são armazenadas e puxadas da memória como se fosse um conjunto. Os “Chunks” também se referem ao vocabulário. Podemos dizer que de um lado temos as palavras isoladas e de outro os “Chunks”. Porém, não se trata de listas de palavras isoladas. Trata-se de frases prontas ou sentenças comuns em certas situações.“Chunks” são expressões que não se alteram, e podem ser também o “esqueleto” para formar novas frases.

A seguir, alguns exemplos de “Chunks”:

Open your books to page...
Close your books.
Do you have any doubt?
How do you spell ____?
Slow down, please!
Can you repeat that again, please?
How do you say ____ in English?
Can I borrow your ____?
What is it?
Can/May I go to the toilet?
Have you finished?
And don’t forget ____
Woops, I think I forgot!
Sorry, I don’t get it!
Can you do me a favor?
Good work!
I’m sorry, I’m late!
God Bless you!
Time is over!
What day is today?
Thank You!
You’re welcome!


Acredita-se que os alunos desenvolvem-se mais rapidamente, ou seja, adquirem fluência, quando são expostos à esse tipo de abordagem.


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