Por Lucimara Sumikawa
O Workshop foi promovido pelo Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As palestras foram ministradas no Auditório da Reitoria – Centro.
Aconteceram em três etapas; sendo 29 de março, 05 de abril e 12 de abril.
No dia 29 de março, a primeira palestra foi com o Prof.
Dr. Marco Antonio Moreira (UFRGS), tema Mapas Conceituais e Mapas Mentais, ele
comentou a diferença de ambos. Mapa Mental é livre e subjetivo, já o Mapa
Conceitual respeita as hierarquias e é objetivo. No período vespertino, ocorreu
a segunda palestra, com o Prof. Dr. Carlos Alberto dos Santos (UNILA), tema
Mapas Conceituais: de Novak e Moreira a Tim Berner-LEE, passando por EMD, esse
palestrante ensinou como fazer um mapa conceitual, primeiramente determinar o
foco, posteriormente elaborar expressões conceituais, marcar e ordenar pela
importância, produzir o mapa e interpretá-lo.
A terceira palestra desse dia, proferida pela Profª Dra. Nádia Aparecida
de Souza (UEL), tema Mapas Conceituais: da Avaliação à Apropriação de
Estratégias de Aprendizagem, ela mencionou as diversas formas de avaliar,
podendo ser provas, portfólios e mapas conceituais. Porém o mapa conceitual
possibilita a avaliação formativa, contribuindo para a evolução do aluno na
apropriação de conhecimentos.
Na data 5 de abril, iniciou-se com os minicursos: Mapas
Conceituais – Parte 1 e 2, o apresentador foi o Prof. Dr. Jeremias Borges da
Silva (UEPG), ele relatou a origem e o conceito dos Mapas Conceituais, que foram
desenvolvidos a partir das ideias da Teoria da Aprendizagem Significativa de
David Paul Ausubel, especialmente por Joseph Novak, nos anos 70 e bastante
difundida no final dos anos 80. Proposta por Joseph, como uma ferramenta
pedagógica com a intenção de avaliar o aluno em relação ao que ele já sabe, a
partir das construções conceituais que ele conseguir criar. Após o almoço,
ocorreram as oficinas: CMapTools – Usos e Possibilidades – Parte 1 e 2, com o
Prof. Dr. Silvio Luis Rutz da Silva (UEPG), esse professor apresentou diversos
programas oferecidos na Internet para a produção do Mapa Conceitual, alguns
pagos e outros gratuitos.
No dia 12 de abril, ocorreu o Relato de Experiência:
Emprego de Mapas Conceituais com o Prof. Dr. André Maurício Brinatti (UEPG),
mencionou que através dos Mapas pode-se planejar uma tarefa, resumir uma
leitura, avaliar o aluno, levantar conhecimentos, representar e interagir
ideias, realçar a metacognição. No período da tarde, apresentação dos
trabalhos.
“Mapa Conceitual: contextualiza e
ajuda a internalizar conceitos.”