Por Lilian Aparecida de Moura
A partir da leitura do capítulo "O lugar de se aprender língua estrangeira é a escola: o papel do livro didático", das autoras Adriana Maria Tenuta Azevedo e Míriam Lúcia dos Santos Jorge, no livro "Inglês na Escola Pública Funciona? Uma questão, múltiplos olhares", organizado por Diógenes Cândido de Lima (2011), e das discussões com os demais membros do PIBID English, concluiu-se que o livro didático deve auxiliar
o professor a preparar suas aulas, porém, cabe ao professor ter um olhar
crítico a respeito desse material. Vale lembrar, que o livro não deve ser visto
como um manual que deve ser seguido a risca, o professor não deve apoiar suas
aulas apenas no livro. Faz-se necessário que o professor perceba a dificuldade
de seus alunos para que possa sempre complementar as explicações insuficientes.
O professor deve manter-se atualizado para sempre levar para a sala de aula
coisas novas e relevantes ao contexto social de seus alunos. Precisa também levar
atividades lúdica como jogo, músicas, entre outros, que além de prender a
atenção dos alunos, faz com que eles se envolvam cada vez mais com o idioma,
por serem atividades que levam em consideração o gosto pessoal deles. O livro
didático é sim uma excelente ferramenta para o trabalho do professor em sala de
aula, no entanto, não deve ser visto como o único recurso a ser utilizado.