Por Ramon Scheiffer
Em 15 de
Agosto de 2014, os Pibidianos de Inglês e Português da UEPG realizaram uma visita
a fim de conhecer as instituições de ensino Serviço Social da Indústria (Sesi)
e Escola Desafio e suas metodologias.
Iniciando o
passeio pela manhã no SESI, os alunos dos cursos de licenciatura em Letras
Português/Inglês da UEPG membros do PIBID assistiram a uma palestra apresentada
pelas pedagogas Joselaine Iaros e Franciele Brunoski.
Após um
vídeo apresentando a proposta da instituição, deu-se início a uma apresentação
de slides com a citação:
“Um princípio de pedagogia, que os
homens, sobretudo para aqueles que propõem planos para a arte de educar
deveriam ter ante os olhos é: as crianças não devem ser educadas segundo o
presente estado da espécie humana, mas segundo um estado melhor, possível no
futuro, isto é, segundo a idéia de humanidade e da sua inteira destinação.” (Kant, 1996, p.23)
Dando sequência:
• O Colégio SESI surgiu em 2005 com a implantação da metodologia inovadora
“Oficinas de Aprendizagem”.
• Atualmente atende a aproximadamente 14 mil alunos distribuídos em 51
colégios, contando com o Colégio Internacional, da cidade de Curitiba.
Acreditamos:
Na possibilidade de um mundo
mais justo, democrático, solidário, cooperativo e sustentável do ponto de vista
das relações humanas e destas com a natureza.
Todo o trabalho está voltado para o desenvolvimento das quadro
aprendizagens essenciais para o séc. XXI, anunciadas pela UNESCO (Delors 2001):
✓Aprender a
conhecer;
✓Aprender a fazer;
✓Aprender a
conviver;
✓Aprender a ser.
A educação é vista como um processo de
descoberta de potencialidades, de desenvolvimento de habilidades, buscando a
excelência, o sucesso, a participação efetiva e a liderança de todos os atores
do processo.
As oficinas de aprendizagens
“Portanto, a
tarefa não é tanto ver o que ninguém viu ainda, mas pensar o que ninguém ainda
pensou sobre aquilo que todo mundo vê.” (Schopenhauer 2010, p. 156-157)
O colégio SESI
oferece a seus alunos o que chama de Oficinas de Aprendizagem, focando:
✓Aprender a aprender;
✓Desafios;
✓Pesquisa e resolução de problemas;
✓Interseriação;
✓Diálogo e trabalho em equipe;
✓O pensar e o agir interdisciplinar;
*Os projetos lá realizados são divulgados entre os
Colégios SESI, e publicados superficialmente na internet em Páginas de redes
sociais.
Seus
eixos norteadores de aprendizagem são:
✓Mídia e comunicação;
✓Cultura;
✓Tecnologia e ciência;
✓Identidade;
... entre outros...
As inter e transdisciplinaridades, que servem para
contextualizar o que se aprende no Colégio, baseiam-se em pesquisas e
preparação dos professores para cada bimestre. Para isso, entendem que o
professor necessário é aquele que “Desperta no aluno o interesse pela pesquisa
e ação em trabalhos e projetos científicos”, sendo proativo.
Vantagens
de estudar no Colégio SESI:
✓Orientação vocacional;
✓Orientação profissional;
✓Ensino técnico profissionalizante;
✓Preparação para o ENEM e vestibulares;
✓Desenvolvimento de projetos
Dentre
os mais de 30 projetos em andamento, alguns deles são:
✓Casa da Acolhida;
✓Eco da Madureira;
✓EnContraMão;
✓Distribuindo Sorrisos;
✓Torneio de robótica;
✓Entre pregos e cavacos;
✓Pão, qual o seu valor?;
✓Bate papo com a indústria;
✓Inova SENAI;
✓Olimpíada da Literatura;
✓Miniempresa;
... etc ...
Após o fim da apresentação de slides, foi aberta uma seção
de perguntas e respostas com os Pibidianos, onde se debateram as qualidades do emprego
das metodologias da instituição, como a preparação dos alunos para os ambientes
tanto industrial como acadêmico etc.
Então seguiu-se para a Escola Desafio.
Com uma breve apresentação da história da instituição
feita por um dos fundadores (em 1986) Antônio Carlos Pilatti, explicando que a
metodologia da escola é baseada no Método de Ensino de Celestin Freinet (com a
escola sendo interativa, e fazendo do aluno aquele que é ativo no processo de
ensino-apredizagem, e não passivo), mostrando a disposição das carteiras ao
redor da sala de aula, afirmando que a Escola Desafio foge à maneira
tradicional do ensino, com uma ideologia não-conservadora, também abriu-se um
momento para perguntas e respostas com os Acadêmicos de Letras.
Alguns pontos que ainda podem se entender como
tradicionais são a interdisciplinaridade da instituição, que é mais voltada a
projetos do que para dentro de sala de aula, além de não haver interseriação.
Depois, os bolsistas do PIBID tiveram a oportunidade
de explorar o singular âmbito escolar da Escola Desafio, com suas
peculiaridades pouco convencionais baseadas em suas ideologias (como a
interação do professor e aluno, com carteiras predispostas ao redor da sala), a
fim de permitir que seus alunos aprendam em um ambiente diferente do comum. Pôde-se
então dar fim à visita.
A atividade desta manhã foi de grande valia, pois
permitiu conferir um viés muitas vezes visto como excepcional, mas que também
faz parte da realidade de ensino da cidade de Ponta Grossa, e vale à pena ser
explorado.
Conclui-se que o sistema de ensino com o que se pode conferir nas
instituições abordadas, em todo seu processo, pode ter muito ainda a aprender e
aprimorar com tais meios pouco difundidos, porém com possível grande eficiência
e qualidade, de maneira a suprir todas as necessidades de explorar as
capacidades cognitivas e intelectuais dos alunos do ensino básico, tão bem
quanto qualquer metodologia tradicional.
Pibidianos de Inglês e Português na Escola Desafio, em Ponta Grossa - PR
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